No Outside por Davi Etelvino

No Outside por Davi Etelvino

1-imbituba

Imbituba ameaçada
De acordo com matéria assinada por Norton Evaldt, publicada no site Surfguru, as praias de Imbituba estão sob grande risco ambiental. A ameaça está na instalação de um Terminal de Armazenamento de Granéis Líquidos (combustíveis, óleos e outros derivados de petróleo). Se implantado, o terminal poderá armazenar milhões de litros de óleos, combustíveis, ácidos e outros produtos líquidos. O local escolhido para a instalação é em frente a Praia do Porto e ao lado da Praia da Vila. Durante audiência pública no dia 05 de setembro a população demonstrou insatisfação e revolta em relação ao projeto, até então desconhecido.

2-oficinas

Oficinas participativas
O Laboratório de Conservação e Gestão Costeira da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) está realizando oficinas participativas para apresentação de propostas de limites da Área de Proteção Ambiental (APA) e do Parque Municipal da Orla de Itajaí. O debate trata dos diagnósticos realizados para validação das informações levantadas junto à comunidade, que está ligada às Unidades de Conservação a serem implementadas. As oficinas são preparatórias para a audiência pública de criação da APA. Até março de 2017 o grupo pretende finalizar o documento que subsidiará os futuros Planos de Manejo das unidades de conservação. O projeto tem o apoio da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai).

3-pegadas-salgadas

Pegadas Salgadas
O filme Pegadas Salgadas é o principal documento da história do surf em Santa Catarina. Em uma hora e quinze minutos o diretor, roteirista e produtor Luciano Burin resgata os principais acontecimentos que envolvem o esporte e toda a cultura de praia que o surf traz consigo, especialmente em Florianópolis. Depoimentos, imagens antigas e atuais e uma edição fina compõe um trabalho que vale a pena ser visto e revisto inúmeras vezes.

4-de-frente-para-o-paraiso

De frente para o paraíso
O Farol de Santa Marta continua sendo um dos principais destinos para uma surf trip dos sonhos pelo sul do Brasil. Imagine ficar hospedado com todo o conforto e por um preço justo, de frente para o mar, com direitas e esquerdas constantes. De quebra ainda assistir ao nascer do sol deitando na cama. Isso é possível na pousada Vida Farol, que recebe hospedes o ano todo. Além de explorar as praias da região vale a pena visitar o farol, construído em 1891. A vista lá de cima é magnífica.

5-narrac%cc%a7oes-hilarias

Narrações hilárias
Para quem não gosta das tradicionais narrações dos campeonatos de surf, que mais ficam de blá, blá, blá, do que contam o que realmente está acontecendo, vale a pena conhecer as narrações do Biano. O surfista de Florianópolis criou o perfil Biano Narrações Hilárias para Facebook e Instagram. Com muito humor, ele rebatizou as principais manobras e sabe como ninguém utilizá-las no exato momento em que a ação acontece. Arremesso de granada, Valesca Popozuda, Rasteira em cobra, Arcobaleno e Mão na onça são algumas do vasto repertório do figura.

6-capa-surfar

Alejo na capa da Surfar
O catarinense de Alejo Muniz protagonizou a capa da edição #50 da Revista Surfar, do mês de outubro/2016. Nascido na Argentina, mudou-se com a família para Bombinhas (SC), aos dois anos de idade. Afinou seu surf em Quatro Ilhas e desde 2005, quanto burocraticamente se tornou um brasileiro, representa nosso país em competições internacionais. Alejo foi decisivo no primeiro título do Brasil do circuito mundial, em 2014. Na ultima etapa, em Pipeline (Havaí), eliminou Kelly Slater (EUA) e Mick Fanning (AUS), candidatos direto ao título, deixando o caminho livre para Gabriel Medina. Este belo “arcobaleno”, registrado por Bruno Tessari, no West Australia, mostra porque ele não é um mero coadjuvante na elite do surf mundial.

davi-etelvinocoluna

Por Davi Etelvino

E-mail: davisurfe@hotmail.com

Compartilhe