Moringa – O  novo superalimento que você pode ter em casa

Moringa – O novo superalimento que você pode ter em casa

Originária da Ásia e África, a planta conhecida popularmente como Moringa ou Moringa oleífera está sendo estudada por pesquisadores de Proto Belo, no Litoral Catarinense, pelas super propriedades nutricionais. A árvore que cresce em áreas semiáridas tropicais e subtropicais possui a mesma proporção de proteínas do que a carne, além de ser rica em cálcio, Vitamina A, potássio, ferro e vários outros nutrientes.

Para a absorção das propriedades, é possível consumir tanto folhas quanto talos e já esta´sendo comercializada em pó, permitindo seu uso junto com farinha, para a preparação de pães e biscoitos.

Numa recente entrevista televisiva, a enfermeira Noeli Pinheiro comentou que cultiva a planta há 10 anos. Ela recebeu as primeiras sementes do Espírito Santo, mas a espécie tem origem asiática. “Ela é uma superplanta, um super-alimento”, conta Noeli.

moringa

A Epagri também estuda a planta. “A Moringa é de fácil cultivo, fácil colheita, depende de pouco manejo”, reforça o pesquisador da Epagri Rafael Morales.

Pesquisas
Um grupo de pesquisadores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Pato Branco, descobriu a capacidade da Moringa em inibir a ação de radicais livres, o que ajuda a prevenir o câncer.

“Os nosso resultados comprovam que as folhas de Moringa Oleifera, além de apresentarem um elevado potencial nutricional, também apresentam um elevado potencial biológico, principalmente de capacidade antioxidante”, disse a doutora em Ciências Tatiane Oldoni.

Em outros estudos, são analisadas a capacidade da semente de Moringa de purificar a água. As sementes moídas são colocadas em água barrenta que se torna transparente em menos de duas horas.

cha-de-moringa

O que mais surpreende os pesquisadores é a riqueza da moringa oleiferera ou acácia-branca em relação à quantidade de nutrientes. Ela não só possui uma grande variedade de antioxidantes, proteínas, vitaminas e sais minerais, mas também os possui em alta concentração. A planta possui sete vezes mais vitamina C que a laranja, quatro vezes mais vitamina A que a cenoura, duas vezes mais proteína do que o iogurte, quatro vezes mais cálcio que o leite de vaca, três vezes mais ferro que o espinafre e três vezes mais potássio que a banana. Além disso, o vegetal possui todos os aminoácidos essenciais que nosso corpo não produz. Por esse motivo, a moringa é considerada a “árvore milagrosa”.

Comentários

comentários

Compartilhe