Esgoto Irregular e Línguas Pretas, a Lenda Sobre Melhorias no Saneamento

Esgoto Irregular e Línguas Pretas, a Lenda Sobre Melhorias no Saneamento

A falta de saneamento básico e da ampliação do sistema de tratamento de esgoto no Brasil continua prejudicando a balneabilidade das praias do nosso litoral. Em Santa Catarina, onde somente 17% dos esgotos são tratados, é cada vez mais notório o aumento das praias poluídas pela ineficiência do Poder Público. No Município de Barra Velha, no litoral Norte catarinense, há mais de 10 anos que as conexões irregulares de esgoto soltam dejetos direto nas praias mais visitadas. Apesar das denúncias da população, nenhuma providência vem sendo tomada, já que nem os órgãos ambientais nem a Justiça aplicam sanções concretas ao fato de jogar coco onde nossos filhos tomam banho.

Canoas 1

Praia do Costão

Na praia do Costão, no Centro barravelhense, um sumidouro desativado continua coletando água suja conhecida popularmente como língua preta. O esgoto despejado na praia é vindo de domicílios e empresas próximas e apesar das denúncias feitas nenhuma melhoria ou alteração tem acontecido. A poucos metros, na Praia das Canoas, onde todas as manhãs os pescadores saem garantir o sustento, a maior galeria pluvial do município coleta dejetos do Centro e do bairro São Cristóvão e depois os joga para o mar. Este é um dos piores pontos para banho na temporada de verão, quando a população praticamente triplica. A praia das Canoas, ao lado da Praia Cental, fica imprópria para banho praticamente o ano todo e somente perde para a lagoa de Barra Velha.

Sumidouro nunca conseguiu ajudar na despoluição das águas.

Sumidouro nunca conseguiu ajudar na despoluição das águas.

Já na lagoa, a situação continua a piorar e as águas são proibidas para banho de forma permanente através das placas de advertência da Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA).

Praia do Costão.

Praia do Costão.

Um relatório de balneabilidade publicado pelo órgão pode ser acessado através do link: http://www.fatma.sc.gov.br/laboratorio/mapa.php

E qual é o estado da sua cidade ou município em relação aos esgotos e balneabilidade?

Aproveite o ano eleitoral para prefeitos e vereadores, faça valer seus direitos e seu voto, e exija uma melhor qualidade de vida para todos.

img1

Fonte: IBGE

slide_24

Fonte: Kelman

 

Comentários

comentários

Compartilhe