Jack Robinson e Autumn Hays Vencem QS 1500 Heroes de Mayo no Chile

Jack Robinson e Autumn Hays Vencem QS 1500 Heroes de Mayo no Chile

O evento da WSL nível Qualifying Series 1.500, Heroes de Mayo, encerrado ontem no Chile consagrou no pódio por primeira vez na história do surf mundial com a mesma premiação a homens e mulheres. O campeão masculino, o australiano Jack Robinson e a campeã feminina, a estadunidense Autumn Hays, levaram a mesma premiação e em dinheiro, U$S 10Mil.

A distribuição igual do dinheiro no evento confirgura um marco pela valorização do surfe feminino e significa uma pressão explícita a que os eventos dos Championship Tour façam o mesmo num futuro não muito distante.

Na final, Jack venceu o peruano Alonso Correa e Autumn superou à equatoriana Dominic Barona.

Jack Robinson. Foto: Nicolas Diaz

Iquique é uma cidade que se destaque no cenário nacional por ter equidade financeira entre homens e mulheres. “Acreditamos que ascondições de trabalho devem ser as mesmas para homens e mulheres. Os salários também devem ser iguais para ambos, foi por isso que a cidade de Iquique se responsabilizou para que a premiação em dinheiro da categoria feminina ficasse igual a da masculina”, comentou prefeito de Iquique, Mauricio Soria.

Depois de três dias de competição e uma previsão de declínio do mar, os organizadores do evento decidiram finalizar o evento num dia só nas ondas de La Punta. As ondas mantiveram trés pés de altura, com boa formação e alguns tubos, finalizando num reef com pouca água.

Primeira vitória de Autumn no QS. Foto: Nicolas Diaz

Autumn comentou estar feliz com a conquista, com vontade de voltar novamente pro Chile em mais eventos do circuito. “Estou flutuando de alegria agora, essa foi minha primeira final no QS e não acredito que venci, estava procurando atingir as melhores notas”, disse a campeã.

Na categoria masculina a disputa esperada na final era entre os favoritos, o havaiano Torrey Meister e o aussie Jack Robinson, mas um acabou eliminando o outro nas quartas de final.

“Estou super empolgado. Tentei em não pensar muito nas baterias, mas simplesmente surfar. Iquique é um lugar irado, amo Chile”, comentou Jack.

Autumn comemora premiação equitativa entre homens e mulheres. Foto: Nicolas Diaz

O peruano Alonso Correa e a equatoriana Dominic Barona aumentaram a vantagem na liderança do Ranking da WSL South America. Já Correa disputa a liderança de perto com o brasileiro Wesley Santos (BRA), que venceu oúltimo QS na Argentina. Barona has more than double the points over Anali Gomez (PER) in 2nd place.

The WSL South America calendar of events now moves to the cold water, heavy barrels at El Gringo for the QS 3,000 Maui and Sons Arica Pro Tour. A who’s who of world-renown tube-riders will be in Arica looking for crucial QS ranking points and bragging rights as to who will come out on top at such as treacherous event.

Comentários

comentários

Compartilhe