• Home »
  • Surf »
  • Big rider Marcos monteiro é condecorado pelos Bombeiros

Big rider Marcos monteiro é condecorado pelos Bombeiros

O surfista e guarda-vidas Marcos Monteiro (à direita) com amigo Bocolino.
Surf Homenagem-Rio de Janeiro
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro condecorou semana passada o surfista de ondas grandes, o guarda-vidas Marcos Monteiro, pelo resgate do big rider Aldemir Calunga durante um swell grande na praia de Zicatela, em Puerto Escondido, no México. Monteiro recebeu da corporação a Medalha Força e Coragem no Salão Nobre do quartel da cidade do Rio de Janeiro. (Leia matéria completa)

Monteiro durante o resgate de Calunga em Puerto Escondido.Foto: Salinas
Acidente
Aldemir Calunga afogou-se após cair de uma onda, ser perfurado na face pela própria prancha e ficar inconsciente. Marcos Monteiro, que divide as atividades de bombeiro, salva-vidas e surfista, foi fundamental no resgate dramático. 
Depois de várias tentativas no momento do acidente, somente Monteiro conseguiu passar a forte arrebentação onde Calunga tinha afundado inconsciente. De acordo com relatos, o guarda-vidas puxou o surfista pela cordinha até subi-lo à superfície e traze-lo à costa, onde foi encaminhado em helicóptero ao hospital mais próximo. 
Calunga comemorando recuperação.
Voltar do coma
Depois de ficar três dias em coma induzido, Calunga recuperou os movimentos e falou pela primeira vez no dia 5, quando perguntou ao empresário Petrônio Tavares o que tinha acontecido e chorou. 
O surfista retornou ao Brasil depois de passar por cirurgia para retirada de areia de seus pulmões e ficar entre a vida e a morte. 
Marcos Monteiro dropando Puerto Escondido, onde regatou seu amigo Calunga.
Reconhcimento
Segundo o coronel Sérgio Simões, secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, equipamentos e boa formação são fundamentais para que os militares desempenhem bem as suas funções, porém força e coragem são dois componentes inerentes ao Bombeiro Militar.

Fonte: Waves

Comentários

comentários

Compartilhe