Nova Pirâmide Alimentar Privilegia Fibras e Azeites

Nova Pirâmide Alimentar Privilegia Fibras e Azeites

SAÚDE>>

Os conceito sobre alimentação saudável vem mudando desde o último século e hoje em dia as principais pesquisas nutricionais têm recomendado uma nova pirâmide alimentar, onde as fibras e cereais, junto com os óleos e azeites vegetais encontram-se no principal elemento nutricional, junto com frutas e vegetais, com casca. As carnes, açucares e lácteos, que antigamente eram considerados alimentos mais saudáveis, hoje não são tanto assim e sua ingestão deve ser esporádica, ou seja de uma a duas vezes por semana, dependendo do estado de saúde de cada pessoa.

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Um vilão ainda pouco conhecido mas  muito temido por quem pretende levar uma vida mais saudável, são os alimentos industrializados, que apresentam um grande número de conservantes e gorduras trans ou hidrogenadas.

No caso das carnes vermelhas, elas apresentam altos níveis de gordura, que dificultam uma regularidade no peso. Já no caso do álcool, o vinho e a cerveja consumida com moderação estão sendo vistos com bons olhos como uma fonte de antioxidantes.

Se a gente é o que come, você sabe o que comem bois, porcos, galinhas e outros animais de criação? Hoje em dia, com as metas de produzir animais com maior massa muscular em menos tempo e a custos menores, há uma preocupação cada vez menor por parte da agro-indústria em oferecer alimentação balanceada e saudável aos animais. Caso tenha como escolher, privilegie alimentos de granja, onde os animais não ingerem hormônios para crescer mais rápido e os vegetais não são fumigados com agrotóxicos para crescer em cores e formas perfeitas.

Ao todo, uma das principais recomendações e às vezes a menos tida em conta pela população é a importância de beber água. Pelo menos dois litros por dia garantem a limpeza dos rins e a correta eliminação de toxinas do corpo. Evite cada vez mais consumir açúcar refinado, refrigerantes e frituras. Sucos de latinha ou caixinhas também possuem conservantes ou tem alto teor de sódio, então, tente exprimir uma laranja, colocar manga ou alguma outra fruta no liquidificador e saber que aquilo que chagam de bagaço (visto como despejo) é uma importante fonte de fibras e pectina, , um polissacarídeo muito importante para auxiliar a digestão e impedir a absorção e o armazenamento de gorduras no corpo.

Ante qualquer dúvida, sempre consulte um nutricionista.

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