Pilates na melhora do equilíbrio e força focalizada

Os exercícios beneficiam a força e melhoram o equilíbrio. Foto: Surf and Soul
Surf e Treino
Hoje em dia, simplesmente praticar o surfe como atividade física sem nenhum controle ou cuidado, pode ser um caminho curto para a aposentadoria da sua prancha. A complementação de exercícios físicos na procura de uma melhor desempenho pode aportar ainda uma vida de surfista muito mais longa, com menos lesões, maior força e como resultado um surfe mais poderoso…

Kelly Slater também pratica pilates. Foto: ASP
Evolução 
Segundo a doutora de São Paulo, Adriana Rossi (CRF 64774), especialista em Medicina Esportiva o pilates é uma das atividades que serve para melhorar o acondicionamento para o surf , acrescentando concentração, resistência e força. 
O pilates é um método de controle muscular desenvolvido em 1920 por Joseph Pilates que é recomendado para tratamento e prevenção de lesões na coluna e trabalha diversos exercícios principalmente deitado. 
Entre os benefícios estão a Melhoria da Respiração: o método resgata a importância da respiração correta para a prática. Devido à vida agitada, as pessoas passaram a respirar mais rápido e de forma incompleta, ou seja, o ar não chega a atingir a parte inferior do pulmão, região onde a troca gasosa é mais eficiente, por isso o trabalho da respiração tridimensional no Pilates é fundamental para os surfistas também. 

Antônio Eudes equilibrando. 
Focado na onda
Quantas vezes você remou naquela onda perfeita da série e na hora do drop dançou geral e  acabou perdendo aquela rainha? O pilates trabalha com a importância da concentração de movimentos, respiração profunda e relaxamento, para dar aquele ar zen na hora de maior adrenalina. 
Alguns exercícios têm papel fundamental na prevenção de dores através de movimentos funcionais, aliviando assim qualquer desconforto, melhorando a postura e consciência corporal. Os movimentos ajudam na melhoria da mobilidade articular, focando-se principalmente nos exercícios de força excêntrica.
Os trabalhos se concentram no fortalecimento do centro, (Oblíquos, Transverso do Abdómen, Assoalho Pélvico e Multífidos), podendo assim evitar futuras lesões na região Lombo Pélvica. 
A melhoria do equilíbrio é exercitada em superfícies instáveis, para desafiá-lo em diversas posições.
Exercícios de isometria beneficiam fibras vermelhas. 

Postura

A prática também proporciona uma coluna mais saudável, de modo a aumentar o equilíbrio corporal. Sendo que podemos concluir que o Pilates trará muitos benefícios, principalmente por serem exercícios dinâmicos onde se procura sempre o alinhamento ideal dentro do movimento, assim poderá evitar as temidas dores nas costas e na cervical.
O pilates ajuda na melhora da postura e no fortalecimento equilibrado dos músculos. 

Especialista

A doutora Adriana Rossi (CRF 64774) mora em São Paulo e tem especialização cárdio respiratória em U.T.I e Medicina Esportiva. Seus trabalhos e investigações apontam para o maior desempenho físico de atletas profissionais e amadores na procura de um equilíbrio muscular. Menos lesões e maior desempenho na água são parte dos resultados obtidos através de diversos programas de treinamento.

Texto: Adriana Rossi

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